Events

"DE PIAZZOLLA COM AMOR"

15 Oct 2021 | 19:00
Auditório da Comunidade Indu de Portugal - Telheiras

“DE PIAZZOLLA COM AMOR”
concerto evocativo dos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla
concerto de homenagem à pianista Olga Prats

A paleta sonora sanguínea e densa da música de Piazzolla que tanto nos toca, e que hoje muitos de nós assumimos como parte natural de um repertório comum, começou por tocar Olga Prats, que muito contribuiu para o seu conhecimento e difusão. Olga Prats, a pianista virtuosa, professora dedicada, mas, acima de tudo, curiosa e ávida de experimentar novas formas de escrita musical. A Olga que marcou tantas gerações de músicos. A Olga que alimentou a imaginação de criadores. A Olga que simplesmente amava o belo, que amava borboletas.

Podíamos celebrar o centenário do nascimento de Astor Piazzolla sem o associar a Olga Prats. Mas não seria a mesma coisa.                          

“De Piazzola com amor” é um programa que nos transporta para o universo das emoções: a saudade, a reverência e o sentido de fatalismo que os afetos nos proporcionam, o sentimento de alegria na presença, a saudade na perda, a memória dos momentos que passamos com quem gostamos.

Convidámos solistas muito especiais para nos ajudarem a encher de matéria um título que sem eles desembocaria em algo muito diferente, nem melhor nem pior, diferente. Porque o amor de cada um deles pelos momentos que passaram com Olga Prats foi o cimento que edificou o alinhamento: obras que estrearam com ela; obras que gravaram com ela; obras que com ela tocaram em tantos concertos.

Dos arranjos de temas de Piazzolla a obras escritas por mestres tão nossos, de ontem e de hoje, como Lopes Graça, António Victorino d’Almeida e Eurico Carrapatoso, compositores que privaram com Olga na qualidade de criadores, ou simplesmente, de amigos, viajaremos por um cenário musical cuja identidade nos define.

Obrigada a todos pelo resultado final. Obrigada Olga Prats.

(Jenny Silvestre)

PAULO JORGE FERREIRA acordeão
JOAQUIM RIBEIRO clarinete
IRENE LIMA viloncelo
JOÃO PAULO SANTOS piano

OBRAS

Michelangelo  ASTOR PIAZZOLLA (arr. P.J. Ferreira)
O Eterno Feminino em Peer Gynt  EURICO CARRAPATOSO
Ave Maria  ASTOR PIAZZOLLA (arr. P.J. Ferreira)
Trio Op. 77 ANTÓNIO VICTORINO D’ALMEIDA  
Libertango  ASTOR PIAZZOLLA (arr. P.J. Ferreira)
Página Esquecida FERNANDO LOPES GRAÇA 
Inverno Porteño  ASTOR PIAZZOLLA (arr. P.J. Ferreira)


Lista de eventos