Escape apresenta uma fusão inesperada entre o violoncelo e o acordeão, que nos transporta para um ambiente sonoro inusitado, ampliando e refrescando os tons e timbres do universo da música erudita.
A envolvência musical é ainda reforçada pela notável simbiose conseguida pelo Stretto Duo, Catherine Strynckx (violoncelo) e Paulo Jorge Ferreira (acordeão), que se vale da sua vasta experiência no campo da interpretação, revelada também na música de câmara.
Escape é o primeiro álbum do Stretto Duo, a única formação profissional em Portugal constituída por violoncelo e acordeão. O grupo estreou-se em 2010 e desde então já realizou cerca de sessenta concertos ao longo dos seus doze anos de actividade. Este período de convivência e colaboração conjunta entre Catherine Strynckx e Paulo Jorge Ferreira foi fundamental para o amadurecimento do seu repertório e simbiose musical, sobretudo enquanto intérpretes. A gravação deste álbum representa um momento decisivo na fase de amadurecimento do duo e a oportunidade de dar a conhecer as potencialidades desta combinação instrumental a um público mais vasto. O repertório criteriosamente selecionado para esta gravação, entre as cerca de oitenta obras conhecidas para estes dois instrumentos, reúne cinco peças de grande qualidade e diversidade estética, da autoria de cinco compositores de diferentes nacionalidades, todos ainda em actividade e aclamados internacionalmente.
Filipa Magalhães
NOVA FCSH - CESEM